Retornar ao dicionário

Coparticipação

A coparticipação serve para incentivar o bom uso do plano de saúde e por isso, planos com coparticipação acabam tendo mensalidades menores. Planos com coparticipação estão sendo cada vez mais utilizados pelas empresas, uma vez que com ela os funcionários acabam usando o plano apenas quando de fato precisam. Isso não é bom apenas para a empresa. O uso correto do plano de saúde, sem exames e cirurgias desnecessários, protegem também o usuário.

Mas como saber se um procedimento é ou não desnecessário?

Para isso servem os médicos de família. Como a equipe de atenção primária conhece as pessoas a fundo e tem uma abordagem integral, ela consegue ajudar a tomar as melhores decisões.

E como funciona na prática?

Quando o plano tem uma coparticipação de 20%, por exemplo, e a consulta custa R$100, a pessoa paga R$20 por aquele atendimento. Esse valor não é cobrado na hora da consulta e sim junto da mensalidade seguinte.

Alguns planos tem valores de coparticipação que são fixos (independente do valor do procedimento) e outros que são percentuais. De qualquer forma, para internações, o valor é sempre fixo e varia de operadora para operadora.



No Oli

O Oli tem diversos planos de diversas operadoras, com ou sem coparticipação. Para garantir que a empresa faça a melhor escolha, nós ajudamos com isso!