Saúde da equipe
January 2022

4 dicas para o RH se preparar para o Outubro Rosa

Atualmente, o câncer de mama é o tipo de câncer com mais registros no mundo. Em 2020, foram detectados mais de 2,26 milhões de casos, de acordo com a OMS. Apesar disso, o número de mamografias realizadas no país é bem abaixo do esperado.

Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Mastologia em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia mostrou que apenas 2,7 milhões de mamografias foram realizadas no país, enquanto o esperado eram 11,5 milhões. Isso corresponde a uma cobertura de 24,1%, consideravelmente abaixo dos 70% recomendados pela OMS.

Os números alarmantes simbolizam o tamanho do problema e, mais do que isso, deixam claro que uma solução plausível só virá se todos os atores da sociedade trabalharem juntos. E isso engloba, também, as empresas. Muito mais do que uma hashtag ou uma oportunidade de marketing, o Outubro Rosa é um importante período para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Confira quatro ações que sua empresa pode realizar no Outubro Rosa:

Invista em educação

Identificar o câncer de mama nas fases iniciais é o tratamento mais eficaz para aumentar as chances de cura e a qualidade de vida das vítimas. Pesquisas apontam que até 95% dos casos diagnosticados no início podem ser curados. Isso significa que a conscientização é fundamental para que a doença seja descoberta antes de se tornar grave.

Sendo assim, realize palestras educativas, envie e-mails marketing e incentive conversas sobre a doença, sobre a necessidade da prevenção e sobre qual é o procedimento para que ele seja detectado rapidamente. Também apresente histórias positivas e convide mulheres que venceram a doença para tentar diminuir o estigma.

Realize campanhas externas

Além de promover o debate dentro da companhia, realize parcerias com outras empresas e instituições de saúde ou ONGs especializadas na doença para criar ações que proporcionem a integração dos funcionários com as pacientes e com pessoas que se curaram.

Esta ação é capaz de ajudar na conscientização da sua equipe, promove uma interação positiva entre o time e ainda melhora o employer branding da marca perante a sociedade.

Promova doações internas

Também em parceria com uma ONG que trabalhe com as pacientes do câncer de mama, convide colaboradores a participarem de uma campanha de doação de cabelo, lenços de cabeça ou outros adereços que ajudem as pessoas a vivenciarem o tratamento com mais dignidade.

Incentive a conversa com o assistente de saúde

Uma das soluções oferecidas pela Oli Saúde é um assistente que acompanha cada colaborador da sua empresa em todas as demandas de saúde que ele tiver no dia a dia. Atualmente, 96% das pessoas enfrentam problemas na hora de utilizar o plano de saúde. Boa parte delas não sabem em que médico ir, não têm um profissional de confiança, fazem exames repetidos ou simplesmente não entendem o que está coberto pelo plano ou não.

Continue lendo