Dia a dia do RH
January 2022

Uma carta aberta da Oli para você que é um trabalhador cansado

O ano mal começou e você se cansou, né? As lembranças do Natal ainda ecoam na sua cabeça, mas você já está fazendo as contas para o próximo feriado ou por um momento em que poderá descansar? As energias se esgotam antes mesmo do fim do expediente e nem o relógio apontando o término do horário comercial conseguem te incentivar a aproveitar o restante do dia? 

Calma, a culpa não é sua. Mas você pode mudar essa situação.

Pesquisadores e cientistas ao redor do mundo notaram que as pessoas estão mais cansadas física e mensalmente. Enquanto o uso de telas luminosas diminui a quantidade e a qualidade do sono, as tecnologias e redes sociais nos deixam inquietos, superestimulados e ansiosos. É impossível responder às expectativas de uma sociedade que vangloria a produtividade descontrolada, a obsessão pelo sucesso financeiro e a cobrança desenfreada das empresas sem, no fim, não se sentir cansada. 

Desta forma, nós tentamos ser multitarefas (e falhamos, porque é impossível), lemos artigos enganosos com dicas genéricas sobre como aumentar a produtividade, seguimos coachs charlatões no Instagram e ignoramos todos os sinais que o nosso corpo dá de que estamos prestes a chegar ao esgotamento físico e mental. É claro que este sentimento não é inédito, mas nunca trabalhamos tanto, nunca descansamos tão pouco e nunca estivemos tão cansados quanto agora

Em meio aos números recordes de diagnósticos de burnout, cada vez mais pessoas sofrendo com crises de ansiedade e até sequelas físicas decorrente do estresse do trabalho, a resposta para sair desta armadilha está, em primeiro lugar, na compreensão de que horas trabalhadas não significam horas produtivas. 

Conseguir priorizar determinadas atividades em detrimento de outras e evitar o desgaste com experiências negativas te ajudará a economizar dinheiro e tempo. 

No entanto, chegar a esta solução não depende apenas dos trabalhadores. É fundamental que as empresas passem a olhar para o tema com uma perspectiva mais carinhosa, observando as necessidades de cada colaborador, buscando entender o que é relevante para cada um deles, pesando melhor as cobranças e, principalmente, atenta ao estado físico e mental do time. 

Com a Oli Saúde, é possível que as empresas cuidem dos seus colaboradores em todos os momentos. Aliamos tecnologia, análise de dados e cuidado humanizado para sermos um aliado do time de RH na gestão de pessoas. Toda a equipe passa a contar com um time de saúde ativo e preparada para acolher cada usuário de forma personalizada, dando instruções sobre o uso do convênio e orientações para praticar o autocuidado. 

Do seu lado, como um trabalhador, é importante entender os próprios limites. Saber impor restrições, saber a hora de se desligar, tirar um tempo para o próprio lazer e buscar ajuda quando for necessário. É fundamental buscar os objetivos com inteligência, seguindo processos estruturados e sabendo respeitar suas limitações. Lembre-se que, para bater metas e entregar resultados elogiáveis, você não precisa abrir mão da sua vida e bem-estar.

Continue lendo